Atualizado: 5 de Setembro, de 2017

3 dicas para aproveitar ao máximo os estudos e conciliá-los com o trabalho

Saiba como equilibrar a rotina do dia a dia e conseguir manter o foco nas duas atividades

Como nem sempre é financeiramente possível manter uma dedicação exclusiva aos estudos, há quem tenha que conseguir conciliar os estudos com um emprego em part-time ou até mesmo a tempo inteiro, tarefa nem sempre fácil. – Leia também mais sobre formas de financiar os estudos superiores.

Muitos alunos aproveitam assim, o tempo em que estão na universidade, para fazer estágios ou até mesmo para trabalhar em regime de part-time No entanto, conciliar estas duas atividades que exigem muita dedicação é um grande desafio que por vezes se pode tornar num obstáculo, caso não haja um equilíbrio eficiente entre as várias tarefas.
Para ajudar os jovens estudantes a conseguir o máximo rendimento nos estudos, sem que desviem o foco do emprego – e ainda consegam manter uma rotina organizada – a Universia Portugal preparou algumas dicas úteis. A saber:

1- Criação de uma estratégia de leitura
Regra geral, os cursos universitários têm uma grande carga de leituras específicas e obrigatórias para além dos trabalhos a entregar. Para conseguir lidar com tudo isto, é aconselhável estabelecer uma escala de metas diárias para ir lendo aos poucos e assim ter tempo para processar melhor a informação – em vez de deixar acumular a informação.

2- Rentabilização das horas livres
A duração das deslocações entre a universidade e o trabalho, por exemplo, e o horário de almoço podem ser transformados em horas de estudo. Assim economiza horas valiosas de preparação para os estudos e trabalhos a entregar. Para isso, aproveite a tecnologia a seu favor: facilite a leitura recorrendo a aplicações ou faça o download de livros grátis para ler no seu smartphone ou no tablet durante as viagens nos transportes públicos. Em época de exames, tenha sempre por perto os resumos da matéria, pois pode ser uma ótima maneira de ir estudando ao longo do dia e de não ficar sobrecarregado durante os horários de descanso, como as folgas ou fins de semana.

3- Organização dos dias de folga
Muitas empresas trabalham com a possibilidade de folgas após escalas mais longas de serviço, ou com um banco de horas extra que podem ser trocadas por alguns dias de pausa. Tente organizar a sua rotina de trabalho junto do seu chefe para que, na época de exames, consiga ter um dia livre para fazer revisões ou até mesmo para descansar e relaxar antes dos exames. Se pediu o estatuto de trabalhador-estudante, informe-se sobre os seus direitos.
E se está à procura de uma oportunidade de emprego, ou de enriquecer o seu currículo com um estágio profissional remunerado, consulte também as oportunidades divulgadas na rede Trabalhando. Registe-se e deixe-nos o seu currículo atualizado.

Fonte: universia.pt

Deixe um comentário

Faz login através destas redes sociais:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *